1. Terras Indígenas do Vale do Rio Xingu

Figura: Terras Indígenas do Vale do Rio Xingu (em laranja), ajudam a frear o desmatamento na Amazônia (os pontos vermelhos no mapa).

[Notícia do ((o))eco Data] Em todo o Brasil, organizações da sociedade civil, antropólogos e ambientalistas se mobilizam em atividades da Semana Nacional de Mobilização Indígena, articulação contra propostas que ameaçam direitos dos povos tradicionais do país – como a alteração na titulação de terras indígenas, uma das bandeiras defendidas pela Bancada Ruralista no Congresso Nacional. Mas existe relação entre degradação ambiental e direitos indígenas?
Nos mapas da organização Instituto Socioambiental (ISA) é possível entender os motivos da ofensiva em prol de mudanças na demarcação de terras e observar claramente a relação entre as áreas demarcadas e a preservação de florestas. Nas imagens acima, fica nítido como as Terras Indígenas (em laranja), ajudam a frear o desmatamento na Amazônia (os pontos vermelhos no mapa acima e em outros no site da notícia, link abaixo).

Leia o texto completo no site ((o))eco Data