cartaz

Biologia, palavra de origem grega, significa ciência da vida.

Acompanhe os post sobre o Dia do Biólogo através da categoria Dia do Biólogo

No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Devido a isso instituiu-se o Dia do Biólogo nesta data.

As três áreas da Biologia são: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; Saúde. O estudo da vida exige um grau de especialização tão grande, que a Biologia é um das profissões com maior número de profissionais com pós-graduação nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

banner1

São mais de 80 mil biólogos no Brasil atuando em empresas, instituições de pesquisa, fundações e em órgãos públicos, nas mais diversas áreas, tais como: sustentabilidade e biodiversidade dos ecossistemas; gestão ambiental; ecoturismo; gestão de jardins botânicos; zoológicos parques; licenciamento e controle ambiental; monitoramento biológico da qualidade do ar, água e solo; educação ambiental; engenharia genética; análises clínicas; controle de zoonoses; saúde pública; vigilância sanitária etc.

banner2

Nos trinta e três anos de regulamentação da profissão o desafio do Conselho Federal de Biologia e dos Conselhos Regionais de Biologia está em garantir a formação de profissionais cada vez melhores, éticos e conscientes.

A Biologia atualmente é considerada como a profissão do futuro. Cabe aos biólogos, a busca incessante das respostas as questões biológicas importantes, não apenas no âmbito da categoria, mas, requeridas pela sociedade brasileira.

Símbolo do Biólogo

Novo Símbolo

No dia 03 de setembro de 2009 comemora-se 30 anos da regulamentação da profissão de biólogo. Como parte do programa de comemoração foi revitalizado o Símbolo da Profissão de Biólogo. O símbolo foi publicado através da Resolução CFBio nº 187/2009, e registrado no INPI em 07 de maio de 2009, sendo seu uso restrito ao Sistema CFBio/CRBios.
A Forma
Começando pela forma que foi utilizada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.
Os Elementos
• O DNA – A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia.
• O Espermatozóide – A base da estrutura do DNA forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.
• A Folha – Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo.
• A Espiral – Se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.
As Cores
• O azul – Usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia.
• O verde – Usado nas folhas. É a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para essas profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e proativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade.

(Fonte CFBio)

Homenagens

tag dia biólogo

1231121_10151597976041022_1896442728_n

Hoje, 3 de setembro, é dia do Biólogo. E ((o))eco presta a sua homenagem a esses profissionais que produzem boa parte do conhecimento que nós publicamos na forma de colunas, notícias e reportagens.
http://www.oeco.org.br/fauna-e-flora/26415-biologos-desbravadores-da-nossa-biodiversidade

O Conselho Federal de Biologia – CFBio tem uma mensagem para os biólogos neste Dia Nacional do Biólogo. É só clicar no link. http://ow.ly/onD1O

1149575_10151886659971803_1273462646_o

Mensagem da Bióloga Luiza Bremenkamp Herzog no Facebook

Eu nasci BIÓLOGA!
Parabéns a todos os meus amigos da BIOLOGIA! Somos guerreiros, lutamos pela vida, pela diversidade e pela continuidade… hoje é nosso dia! Todos os dias são nossos!

1176176_10201110767743784_1223591523_n

Posts dos anos anteriores

2012

DIA DO BIÓLOGO – 3 DE SETEMBRO 2012

3 DE SETEMBRO. DIA DO BIÓLOGO

2010

CARTÃO CFBIO – DIA DO BIÓLOGO

DIA DO BIÓLOGO 1

03 DE SETEMBRO – DIA DO BIÓLOGO!

Leia também

COMO COMPREENDER E CONVIVER COM SEU AMIGO(A) OU NAMORADO(A) BIÓLOGO(A):

SOBRE SER BIÓLOGO

Um pouco do que é ser biólogo.

Acompanhe os post sobre o Dia do Biólogo através da categoria Dia do Biólogo