Foto: FAO/I. Velez

Foto: FAO/I. Velez

[Ecodebate] Um novo guia de capacitação sobre gênero e mudanças climáticas oferece os recursos e ferramentas necessárias para realizar investigações com perspectivas de gênero sobre os impactos das mudanças climáticas. O documento lançado na sexta-feira (26) pela ONU explica como utilizar diversas ferramentas de investigação participativa para uma agricultura climaticamente inteligente e produtiva.

image

Criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) – por meio do Programa de Mitigação das Mudanças Climáticas na Agricultura (MICCA) – e o Grupo Consultivo para a Investigação Agrícola Internacional (CGIAR, da sigla em inglês) – através de Programa de Investigação sobre Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar (CCAFS) – para proporcionar uma compreensão mais clara dos conceitos relacionados às mudanças climáticas e ao gênero, o guia permite também que os usuários abordem a investigação sobre a adaptação à mudanças climáticas, os riscos que apresentam e sua mitigação.

A publicação também oferece orientação sobre as diferentes formas de apresentar os resultados da investigação para que possam ser analisados adequadamente.

O guia está disponível em espanhol, inglês e francês e inclui informação sobre igualdade de acesso a recursos e poder para a segurança alimentar frente às mudanças climáticas.

Informe da ONU Brasil, publicado pelo EcoDebate, 31/07/2013