Revista Época, 2/05/2013 DANILO CASALETTI

Regida pelo jovem maestro Rodrigo Toffolo (foto), de 35 anos, a Orquestra de Ouro Preto, que tem sede na histórica cidade de Minas Gerais, se prepara para uma turnê por países que têm a língua portuguesa como oficial. O projeto Turnê Países de Língua Portuguesa é uma parceria com a Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.

O objetivo do projeto é divulgar a música de concerto brasileira contemporânea e promover o diálogo entre os acervos dos países de língua portuguesa. As apresentações começam no próximo dia 4 de maio, em Coimbra, em Portugal, no Pavilhão do Centro Cultural de Portugal. Depois as apresentações seguem em Santiago de Compostela (6 de maio), Porto (07 de maio), Faro (10 de maio, Catedral da Sé) e Lisboa (08 de maio). A turnê também deve passar por Cabo Verde, Açores, Moçambique, Angola, Timor Leste e Macau.

A cada parada, os 24 músicos da Orquestra de Ouro Preto farão homenagens aos países no quais estarão se apresentando. Nas apresentações em Portugal, por exemplo, a orquestra estreia “Elegia a Lisboa”, obra escrita pelo maestro e compositor português Jorge Costa Pinto (1947) especialmente para a turnê. Na Galícia, a cantora galega Uxia, faz uma participação especial como solista, em “Melodia Sentimental” de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) e em “Unha Noite na Eira do Trigo”, do poeta Curros Enríquez e do compositor Mestre Chané.

Dois movimentos da Bachiana N. 9, de Villa-Lobos , Mourão, de Guerra Peixe (1914 – 1993), e Quatro Momentos N. 3 , do compositor ouro-pretano Ernani Aguiar, também estão no roteiro.

Com quase 13 anos de idade, a Orquestra Ouro Preto tem um repertório eclético e costuma misturar peças clássicas com música popular. Em 2007, concorreu ao Grammy Latino como melhor trabalho instrumental pelo disco “Latinidade. Em 2012, o grupo se apresentou na Beatle Week, tradicional evento que acontece na terra dos Beatles, dando suas versões para os grandes sucessos da banda inglesa.

Ainda no primeiro semestre, Orquestra de Ouro Preto deve lançar o CD e DVD Valencianas , que traz, pela primeira vez canções do popular compositor pernambucano Alceu Valença revestidas com arranjos clássicos.

(Danilo Casaletti)

Link para o site fonte