Figura 1: A pegada hídrica da humanidade no período de 1996-2005. Os dados são apresentados em milímetros por ano. Fonte: Hoekstra e Mekonnen (2012).

Resumo: Uma reflexão interessante sobre consumo é pensar qual é a quantidade de recursos naturais e energia gasta para produzir os produtos que consumimos. A pegada ecológica é uma forma de se fazer isto, mas existem outras que também são muito interessantes, que são as pegadas hídrica e de carbono. Neste texto será focada a pegada hídrica (PH) que trata do consumo de água. A PH é baseada no mesmo raciocínio da pegada ecológica, mas ao invés de usar área (em hectares), utiliza a quantidade de água (geralmente em metros cúbicos), sendo um indicador que expressa o consumo de água envolvido na produção dos bens e serviços consumidos por exemplo: indivíduos, empresas e nações. A abordagem da PH em sala de aula é uma forma de se discutir consumo, problemas ambientais e pensar em formas de resolver tais problemas.

Palavras-chave: consumo; água; recursos hídricos; recursos naturais;

Referência: LAMIM-GUEDES, V. A pegada hídrica: conceito e uso em atividades de educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 43, 2013. Disponível em <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1412&class=41>.

Acesso ao texto completo

Leia também:

Publicado o número 43 da Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação

Convite para Lançamento on-line da 43ª edição da Educação Ambiental em Ação

Editorial – 43ª edição da revista Educação Ambiental em Ação

Outros posts sobre a Revista Educação Ambiental em Ação