Nossa 43ª edição da revista Educação Ambiental em Ação começa com o essa frase inspiradora:“Todo o homem é culpado do bem que não fez” (Voltaire) e o tema que norteou este volume foi “Educação Ambiental: cada um fazendo a sua parte”.

A nossa equipe vivencia este tema todo o ano, desde 2002. Fazemos a parte de educadores, pareceristas, conciliadores, pesquisadores… Nesta jornada trilhamos as agruras de construir um espaço para que a Educação Ambiental seja mais bem compreendida, melhor trabalhada e melhor divulgada. Nestes anos todos de trabalho conquistamos amigos e nos orgulhamos de colocar na Internet trabalhos de muita qualidade, apoiando pesquisadores a divulgar suas ideias e ações, além de informar a uma extensa comunidade de leitores o que acontece no Brasil e fora dele com relação à Educação Ambiental.

Só chegamos até aqui com a qualidade em que nos encontramos porque formamos elos, que formaram redes, que percorreram pontes e venceram dificuldades.  Todo trimestre uma avalanche de trabalhos de ótima qualidade nos chega e deve ser liberada para edição da revista. Muitos contam histórias de um território longínquo no Brasil. Outros nos trazem os sonhos de educadores e de comunidades de um País mais justo, e lamentavelmente, em cada edição temos de deixar uma grande quantidade de trabalhos para a edição posterior, já que nos falta tempo e estrutura para nos comprometermos com mais do que já fazemos com a edição da Revista.

Fica, nesta edição, um desabafo a todos os autores que enviam trabalhos, para que apliquem um dos prelúdios da Educação Ambiental em si: tenham paciência porque nosso trabalho voluntário e de formiguinha não consegue avançar mais, porque uma vida de outras atividades diárias nos espera.

Estamos fazendo o melhor possível e todo dia nos superando, cada um que avidamente trabalha para que a revista saia no prazo, com os melhores trabalhos, com a edição completa, com os materiais formatados corretamente. E já estamos preparando a 2ª edição do ano esperando que nossos leitores se deliciem com o que preparamos para este inicio de 2013.

ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE e já conseguimos belíssimos resultados, e nos sentimos presunçosamente culpados por tudo de melhor que tem ocorrido em Educação Ambiental, pelas reformas nas políticas que estados e municípios implantam, então, somos responsáveis pelo bem que estamos implantando e que por muito tempo permanecerá dando frutos.

SÃO RAIZES, SÃO ELOS, SÃO PONTES….

SÃO TODOS DA EQUIPE DA REVISTA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO

BOA LEITURA!

Sandra Barbosa e equipe da Educação Ambiental em Ação

www.revistaea.org

Leia também:

Publicado o número 43 da Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação

Convite para Lançamento on-line da 43ª edição da Educação Ambiental em Ação

Outros posts sobre a Revista Educação Ambiental em Ação