Resumo: A educação ambiental (EA) é uma dimensão dada ao conteúdo e à prática educacional orientada para a resolução dos problemas ambientais, através de um enfoque interdisciplinar e participação ativa de cada indivíduo e da coletividade. Deve estar em consonância com uma educação libertadora, constituída por uma prática educacional permanente, ampla, que estimule mudanças de comportamento e posicionamento crítico. Fica claro, portanto, que na Educação para Jovens e Adultos (EJA) devem ser realizadas ações de educação ambiental, mas surge uma questão: como fazer? Neste texto, relatamos um pouco de como planejamos e realizamos atividades de EA com alunos de EJA. Durante o planejamento, nosso foco era conseguir colocar o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento. Neste sentido, buscamos formas de fazer com que as atividades fossem além da memorização de informações, mas que fizessem sentido para a vida do aluno. Alguns dos desafios que envolveram estas atividades referem-se à complexidade dos problemas ambientais, diversidade de conceitos e a linguagem. Para contornar isto, focamos a realização das atividades em duas estratégias complementares: linguagem acessível e contextualização. Desta forma, as atividades foram realizadas tomando como exemplo fatos do cotidiano dos alunos, em constante exercício de transposição didática. O trajeto entre o planejamento e execução de atividades de EA na EJA, geralmente, não é um processo linear e simples. Apesar disto, a contextualização, diálogo e respeito pelos alunos são pontos chave para um bom resultado destas atividades.

 Palavras-chave: Meio Ambiente, Contextualização, Conscientização Ambiental.

LAMIM-GUEDES, V., CAMARGO, P. L. T., MARSCHAIK, C. Entre planejamento e execução: atividades de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos brasileiros. Global Education Magazine, v.2, p.80 – 83, 2013. Disponível em <http://www.globaleducationmagazine.com/entre-planejamento-execucao-atividades-de-educacao-ambiental-na-educacao-de-jovens-adultos-brasileiros/>.

Texto Completo

Leia também:

Uma avaliação do conceito de biodiversidade segundo alunos de uma escola rural de Ouro Preto – Minas Gerais

Conscientização e avaliação das atitudes ambientais de alunos de ensino fundamental do Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos de União da Vitória, Paraná