[Jornal da Ciência] [Ecodebate] A Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação, uma iniciativa do Grupo de Educação Ambiental da Internet – GEAI, é editada trimestralmente desde 2002.

A publicação é mantida pelo esforço voluntário dos membros da equipe, não tendo uma instituição mantenedora e totalmente feita com os recursos da internet. Todos os volumes anteriores estão à disposição no ambiente virtual http://revistaea.org/.

O principal objetivo da publicação desta revista é que ela seja um instrumento para divulgar, difundir e incentivar ações de educação ambiental integradas e conscientizadoras em variados espaços sociais. Pretende mostrar o que muitas pessoas, de diferentes Estados do Brasil, e alguns estrangeiros, pensam e fazem para a consolidação da educação ambiental. Por fim, pretende ser um jardim de ideias, um solo fértil onde germinam sementes de conscientização, ação, reflexão, tolerância e confiança na construção de um mundo melhor.

A edição atual de número 41 foi lançada no dia 4 de setembro. Esta é uma das maiores edições em termos de quantidade de artigos, comprovando que a educação ambiental se faz cada vez mais presente nas práticas educacionais cotidianas, quer seja em espaços escolares ou não. Lamentavelmente, poucos estudos se preocupam (ou se atrevem) a computar dados resultantes de práticas educacionais ambientais, porque atitude e consciência são difíceis de avaliar. Esta publicação serve de importante indicativo de que a Educação Ambiental está se multiplicando, saindo da teoria e indo direto para a prática, para o concreto das pessoas dispostas ao fazer, que aos poucos vão aprendendo o quê o seu fazer representa, teoricamente, e assim vai se juntando prática com teoria, teoria com prática.

(Informações equipe da revista Educação Ambiental em Ação)

Nota publicada no Boletim Ecodebate (06-set-2012) e Jornal da Ciência (13-set-2012)