cartaz

Biologia, palavra de origem grega, significa ciência da vida.

No Brasil, a profissão de Biólogo foi regulamentada Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979. Devido a isso instituiu-se o Dia do Biólogo nesta data.

As três áreas da Biologia são: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; Saúde. O estudo da vida exige um grau de especialização tão grande, que a Biologia é um das profissões com maior número de profissionais com pós-graduação nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

São mais de 80 mil biólogos no Brasil atuando em empresas, instituições de pesquisa, fundações e em órgãos públicos, nas mais diversas áreas, tais como: sustentabilidade e biodiversidade dos ecossistemas; gestão ambiental; ecoturismo; gestão de jardins botânicos; zoológicos parques; licenciamento e controle ambiental; monitoramento biológico da qualidade do ar, água e solo; educação ambiental; engenharia genética; análises clínicas; controle de zoonoses; saúde pública; vigilância sanitária etc.

Nos trinta e três anos de regulamentação da profissão o desafio do Conselho Federal de Biologia e dos Conselhos Regionais de Biologia está em garantir a formação de profissionais cada vez melhores, éticos e conscientes.

A Biologia atualmente é considerada como a profissão do futuro. Cabe aos biólogos, a busca incessante das respostas as questões biológicas importantes, não apenas no âmbito da categoria, mas, requeridas pela sociedade brasileira.