Capture

[Jornal da Ciência] Publicação traz documento elaborado por escolas públicas municipais do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de criar novos hábitos nos alunos, tornando-os cidadãos conscientes e preocupados com a questão da sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lança a "Carta de Princípios Escolares por um Mundo Sustentável", que contou com a participação de 1.069 escolas da rede municipal. O documento lista 20 princípios que devem ser incorporados às práticas escolares executadas pela rede nos próximos anos.

"Entendemos que é durante o Ensino Fundamental que os alunos constroem seus valores individuais e, por isso, todos os temas que dizem respeito a uma ética frente a nossos contemporâneos e às futuras gerações devem ser trabalhados. Mais do que garantir o acesso de nossas crianças às salas de aula, com uma educação de qualidade, queremos garantir que todas tenham direito a um futuro melhor, formando, assim, jovens autônomos, competentes e solidários", ressalta a secretária de Educação, Claudia Costin, na abertura da Carta.

Incentivador da ideia, o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, e conselheiro da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, acredita que o projeto deve ser disseminado em todo o País. "Acho que é uma excelente iniciativa que deveria ser seguida por outras cidades brasileiras", destacou.

Confira a íntegra do documento, publicado em português e inglês, no link: www.jornaldaciencia.org.br/links/cartaPrincipios.pdf.

(Jornal da Ciência)