Resumo

Buscando uma maior contextualização da educação ambiental, pode-se realizar atividades no entorno da escola. Neste texto, são apresentados três exemplos que podem ser utilizados em atividades educativas na vizinhança da escola. Os corpos d’água de Díli, capital do Timor-Leste, são utilizados para o cultivo da hortaliça kangkung e também recebem lançamentos de esgoto, situação socioambiental que pode ser alvo de debates com os alunos. Em Mariana, Minas Gerais, Brasil, foram realizados eventos para divulgar questões relacionadas aos recursos hídricos (“Cortejo do Ribeirão do Carmo”) e patrimônio natural e histórico (desenvolvidas no “Sítio Histórico e Paisagístico do Morro de Santana”) que envolveram alunos, professores e a comunidade local.

Palavras-chaves: atividades extra-escolar; recursos hídricos; patrimônio natural; patrimônio histórico.

Referência: LAMIM-GUEDES, V. . Conhecendo o entorno da escola em diferentes contextos: Mariana, Minas Gerais-Brasil e Díli, Timor-Leste. Educação Ambiental em Ação, v. 40, 2012.

Texto Completo