Resumo:

Ações de educação ambiental são uma ferramenta extremamente importante para a conservação de áreas naturais e da biodiversidade existente nestas. Foi avaliado o conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre o conceito de biodiversidade, sua importância e conservação e a importância das Unidades de Conservação (UC). O projeto foi desenvolvido no Museu de Ciência e Técnica da UFOP (MCT), em abril de 2007. Realizou-se uma visita monitorada de alunos de 6ª e 7ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual Marília de Dirceu de Ouro Preto, MG. Durante a visita, os alunos participaram da palestra “Biodiversidade: o que é? Para quê?” Antes desta atividade, distribuiu-se um questionário sobre o conceito e importância da biodiversidade. Nenhuma resposta apontou todos os aspectos relacionados ao conceito de biodiversidade. As respostas sobre a importância da biodiversidade foram, basicamente, relacionadas às necessidades humanas. A grande porcentagem dos jovens afirmou conhecer apenas uma UC. O desconhecimento dos alunos sobre o conceito de biodiversidade e das implicações deste, provavelmente, está relacionado à não abordagem do tema meio ambiente na escola, aliada a complexidade entorno deste tema.

Referência:

LAMIM-GUEDES, V.; SOARES, N. C. Conservação da Biodiversidade: interação escola-Museu em Ouro Preto, Minas Gerais. Educação Ambiental em Ação, v. 37, 2011. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1067&class=02&gt;

Texto completo

Anúncios