A produção eólica na Espanha foi equivalente à produção de 11 centrais nucleares.

[Ecodebate] Reportagem [Spain’s windfarms set new national record for electricity generation] de Giles Tremlett, no The Guardian (guardian.co.uk, Monday 9 November 2009 16.27 GMT), destaca que a geração eólica produziu 53% da eletricidade de que Espanha precisa.

A produção, registrada na manhã de 8/11, bateu o record de 44% estabelecido no início da semana passada. Os resultados foram obtidos pelo aumento dos ventos na Península Ibérica.

Em razão da produção das eólicas a rede espanhola dirtibuiu mais eletricidade do que a demanda necessária no fim de semana. O excedente produzido permite que os ‘estoques’ de água das usinas hidrelétricas sejas poupados, o que é uma forma de armazenar a energia elétrica para uso futuro.

José Donoso, chefe da Wind Energy Association, lembrou que há apenas cinco anos os críticos afirmavam que a Espanha não poderia contar com mais de 14% do seu abastecimento a partir do vento. No momento, as autoridades projetam aumentar os atuais 17GW megawatts para 40 GW em 2020 a partir da energia eólica.

Por Henrique Cortez, do Ecodebate, a partir de indicação de Octávio Lima, do Blog Ondas3, Portugal.

EcoDebate, 13/11/2009

Anúncios