Ban Ki-moon e Pachauri

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Sugestões foram apresentadas, nesta segunda-feira, após uma comissão ter apurado erros de informação sobre efeitos do aquecimento global produzidos pelo Painel Intergovernamental de Mudança Climática, Ipcc.

A estrutura de gerenciamento do Painel Intergovernamental de Mudança Climática da ONU, Ipcc, tem de passar por uma ‘reforma fundamental’.

A recomendação foi dada, nesta segunda-feira em Nova York, com a divulgação de um relatório do ‘InterAcademy Council’.

Efeitos

A organização internacional, com sede em Amsterdã, na Holanda, foi nomeada, em março, para avaliar erros de informação produzidos pelo Ipcc sobre efeitos da mudança climática.

As informações foram divulgadas em 2007. No mesmo ano, o Ipcc admitiu que tinha se equivocado ao afirmar que as geleiras do Himalaia poderiam desaparecer até 2035.

Uma outra recomendação do relatório é a revisão da maneira sobre como as constatações científicas são apresentadas ao público.

Ação

Numa nota, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu o relatório e disse que, devido à gravidade da mudança climática, é vital que o mundo receba as melhores avaliações sobre o tema através do Ipcc.

Ele disse que lerá o documento e pediu aos 194 países-membros do Painel que também examinem o relatório e tomem a ação apropriada o mais rápido possível.

Segundo o Painel de Mudança Climática, o erro cometido em 2007 não muda o fato da contribuição de seres humanos para a piora do aquecimento global.

Especulações

Durante uma entrevista a jornalistas em Nova York, e por videoconferência em Genebra, o chefe do Ipcc, Rajendra Pachauri, disse que não podia comentar o resultado do relatório porque ele ainda não havia lido o documento.

Ao ser perguntado se renunciaria ao cargo, Pachauri disse que ele está disposto a implementar as mudanças sugeridas e que não especularia sobre nenhum ponto antes de ler o documento.

Pachauri disse que quaisquer que sejam as ações e recomendações, elas ajudarão a guiar as futuras avaliações sobre a ciência da mundaça climática.

Sociedade

O presidente da comissão de revisão, Harold Shapiro, disse que “no geral, o processo de avaliação do Ipcc tem sido bem-sucedido e tem servido à sociedade”.

A organização que analisou as operações do Ipcc também sugeriu a criação de um posto de diretor-executivo para lidar com o gerenciamento diário do Painel de Mudança Climática, além de falar em nome do órgão.

Em 2007, o Ipcc recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos seus trabalhos contra o aquecimento global.

O Ipcc terá uma sessão plenária na Coreia do Sul, marcada para 11 a 14 de outubro.

Anúncios