A diversidade sociocultural brasileira é uma das principais características do nosso país. Essa heterogeneidade colabora para que o Brasil tenha uma composição social rica e bastante peculiar. Somos mundialmente reconhecidos pela nossa miscigenação étnica e pelo sincretismo cultural.

Fonte: Planeta de Babel, Planeta Sustentável.

De acordo com o Instituto Socioambiental, existem mais de 200 povos indígenas espalhados por todo o território brasileiro, além de outras comunidades locais, como quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, seringueiros etc. Essas populações são muitas das que compõem o nosso mosaico étnico.

Consigo, elas portam o conhecimento tradicional, a conservação e a manutenção de suas culturas e histórias, que lhes são muito próprias e, especialmente, a utilização sustentável dos recursos naturais que as cerceiam.

Tais comunidades se fundem de forma muito simbiótica à biodiversidade e isso se reflete no seu modo de vida. Essa dependência dos recursos naturais é crucial para a preservação dos seus costumes e para a manutenção desse patrimônio sociocultural.

A diversidade brasileira também se materializa nos aspectos naturais. Entre 10 a 20% de toda a biodiversidade do mundo pode ser encontrada aqui. Para se ter uma ideia do que isso representa, tenha em mente que cerca de 30% do total de florestas tropicais da Terra está em nosso território. Toda essa riqueza concentrada faz com que o país seja reconhecido como um dos 17 países megadiversos do planeta.

No Brasil, a Constituição Nacional e a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)  garantem a biodiversidade e a sociodiversidade como direitos. Por serem direitos coletivos e por estarem vinculados ao exercício da cidadania de determinados grupos da sociedade, podem ser compreendidos a partir de uma perspectiva do direito humano.

No Ano Internacional da Biodiversidade, é fundamental tratarmos o tema para além dos aspectos ambientais, porque não remete apenas à proteção ou à destruição de recursos naturais. Milhares de pessoas apenas podem ter seus direitos individuais garantidos se a nossa biodiversidade for preservada e, para isso, são necessários movimento e envolvimento coletivos.

Anúncios