De acordo com cálculos efetuados pela ONG Global Footprint Network (GFN), no dia  21 de agosto, acontecerá o ‘Earth Overshoot Day’, ou o ‘Dia do Excesso’, quando os habitantes da Terra já terão esgotado todos os recursos que o planeta lhes proporciona no período de um ano, passando a viver de créditos relativos ao próximo ano.

Fonte: AMDA (modificado)

A GFN calcula periodicamente o dia em que se esgotarão os recursos naturais que o planeta é capaz de fornecer no período de um ano, consumidos pela humanidade, aí incluídos o fornecimento de água doce e matérias-primas, entre elas, as alimentares.

Para realizar o cálculo, a GFN utiliza uma equação formada pelo fornecimento de serviços e de recursos pela natureza e os compara ao consumo humano, aos dejetos e aos resíduos – as emissões poluentes, como o CO².  Pela equação, no ano passado, o limite foi atingido no dia 25 de setembro.

[ world biocapacity / world Ecological Footprint ] x 365 = Earth Overshoot Day Day


O presidente da GFN, Mathis Wackernagel, explica que “se você gasta seu orçamento anual em nove meses, deve ficar provavelmente muito preocupado: a situação não é menos grave quando se trata de nosso orçamento ecológico”.


Wackernagel afirma que é preciso inverter a tendência, um tabu que começa a ser desmistificado pouco a pouco entre os demógrafos e os defensores do meio ambiente, inclusive no seio das Nações Unidas. “As pessoas pensam que seria terrível mas, para nós, representaria uma vantagem econômica. Mas é uma escolha”, comenta.

Leia mais sobre o Earth Overshoot Day

Saiba mais: Earth Overshoot Day e Pegada Ecológica (Foot Print)

www.footprintnetwork.org

Cálcule a sua pegada ecológica (início em inglês, depois interface em português)

Cálculei a minha, apesar das minhas respostas serem entre as mais sustentaveis, olhe o tamanho da minha pegada ainda…

Clique na imagem para ampliar

Anúncios