sustent. em ecofont

Existem várias alternativas para se aproximar da sustentabilidade ambiental. Uma delas, que é a mais cara e que tem recebido a maior parte dos recursos, são as novidades tecnológicas, como por exemplo, o aprisionamento de CO2 em poços de petróleo ou o desenvolvimento de carros mais econômicos. Uma outra possibilidade, é a mudança de comportamento das pessoas baseada na educação e informação, isto é, ter um modo de vida menos impactante ambientalmente.

Uma alternativa interessante é, se você tem que imprimir algo, que faça a impressão em frente-e-verso e que use uma fonte ecológica. Fonte ecológica? SIM!!! (leia mais)

Economizar água e energia, usar menos seu carro, comércio justo, reduzir o consumo de formar geral (política dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, nesta ordem de importância). Algumas coisa parecem muito pequenas e que não trarão nenhuma vantagem ambiental, mas pense por outro lado, imagine que a importância das iniciativas pequenas, que além de serem multiplicadoras (incentivadoras), ao serem somadas com as das outras pessoas, ai sim fazem a diferença. E na hora de imprimir dá par causar menos impactos ao meio ambiente.

Reportagem publicada no sítio da A3P em 8/9/2009.

Está disponível para todos os usuários da rede interna da Advocacia-Geral da União a EcoFont, estilo de fonte desenvolvida especialmente para economizar tinta nas impressões (o nome completo da fonte é [WINDOWS-1252?]“Spranq eco [WINDOWS-1252?]sans”).

Proposta pela Comissão A3P-AGU (Agenda Ambiental da Administração Pública), a utilização da fonte foi viabilizada em larga escala pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), mediante ferramenta que já a inseriu em todos os computadores do país.

A iniciativa está descrita no sítio www.ecofont.eu. Trata-se de fonte Open Source, sem restrições comerciais de uso. Pode ser usada em [WINDOWS-1252?]PC’s e [WINDOWS-1252?]MAC’s.

A idéia foi a de incluir pequenos círculos dentro dos traços que formam as letras, que não são preenchidos com tinta quando impresso o documento. A fonte tem uma proporção diferenciada (o tamanho 10 da EcoFont equivale ao tamanho 12 da Times New Roman).

Testes conduzidos pela GTI demonstraram que na impressão praticamente não há perda de qualidade, embora na tela as diferenças sejam perceptíveis. Aferições precisas indicaram os seguintes resultados:

tabela

Nota-se que, em relação à Times New Roman, tamanho 12, a EcoFont, tamanho 10 (dimensões equivalentes), utiliza aproximadamente 12% a menos de tinta. Em comparação com a fonte Arial, tamanho 11, a economia aumenta para 26%.

O gasto anual da AGU com tonners somou aproximadamente R$ 4 milhões em 2008. A economia de 12% acima referida significaria economia de meio milhão de reais, além de minorar efeitos nocivos ao meio ambiente.

Se você deseja tornar a EcoFont sua fonte padrão, veja os tutoriais constantes do endereço www.agu.gov.br/ecofont. No mesmo local é possível baixar a fonte para uso em outros computadores.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do endereço tecnologia@agu.gov.br ou pelo telefone (61) 3105-8001.

Anúncios